HORMÔNIO DO AMOR TEM EFEITOS PARECIDOS COM O DO ÁLCOOL

A oxitocina é uma das substâncias que mais impactam no comportamento humano.


Beber uma taça de vinho pode provocar efeitos similares ao de uma paixão avassaladora. É o que sugere um novo estudo publicado na revista científica Neuroscience and Biobehavioral Reviews. Isso ocorre graças às semelhanças encontradas entre a oxitocina, conhecido como "hormônio do amor", e os efeitos do álcool no organismo.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, decidiram revisar diversos estudos sobre as duas substâncias. "Reunimos as pesquisas já existentes sobre a oxitocina e o álcool e fomos surpreendidos pelas inacreditáveis similaridades entre os dois compostos", explicou Ian Mitchell, um dos autores do estudo.

Sabe-se que a oxitocina afeta o comportamento social, aumentando altruísmo, generosidade, empatia e a confiança nos pares. A substância também possui efeitos sociocognitivos: ao suprimir a ação do córtex pré-frontal e dos circuitos corticais límbicos, ela remove os freios de inibidores sociais como medo, ansiedade e stress.

"Os compostos agem em diferentes receptores cerebrais, mas causam as mesmas ações nos circuitos neurológicos que controlam a forma como percebemos o stress ou a ansiedade, principalmente em situações de tensão social como em entrevistas de emprego ou até mesmo para criar coragem e convidar alguém para sair", afirma Mitchell. "Por isso, a ingestão de álcool ou a inalação de oxitocina tornam essas situações menos assustadoras", explicou.

Por outro lado, os pesquisadores alertam que, assim como o álcool, a oxitocina também tem efeitos negativos. As pessoas podem se tornar mais agressivas, prepotentes, ciumentas e invejosas. Além disso, os compostos também podem afetar a percepção em relação ao medo, aumentando a exposição a situações de risco.

"Não acredito que a oxitocina será utilizada socialmente como uma alternativa ao álcool. Mas é um composto fascinante e, longe de assuntos do coração, tem uma possível utilização no tratamento de condições psicológicas e psiquiátricas. Ao entender exatamente como ela suprime certos modos de ação e altera nosso comportamento, conseguiremos fornecer benefícios reais para muitas pessoas.", afirma Steven Gillespie, pesquisador da Universidade de Birmingham.

Até a década de 80, a oxitocina estava associada a dois processos fisiológicos envolvidos na maternidade: as contrações uterinas no momento do parto e a liberação de leite na amamentação. Hoje, já se sabe que o hormônio ativa as regiões cerebrais relacionadas a sensações de autoconfiança, vínculos de afeto e relaxamento.

A partir da Revista Veja. Leia no original

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Anônimo21/6/15

    Sempre amei minha esposa, mas existe uma garota, que mexe demais comigo. Somos casados, e o que é pior, dentro da mesma família. Nunca nos declaramos, mas sei que existe uma ligação diferente entre nós. Não quero jamais complicar a vida dela, nem tampouco a minha com minha esposa. Mas existe essa ligação forte. Gosto quando ela está por perto. Só que só isso tá parecendo pouco. A vontade de beijar a boca dela está muito forte. Mas acho que só haverá algo entre nós na próxima encarnação, isso se não for a minha esposa mesmo a minha alma gêmea.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/8/16

    Sou casada há 23 anos,passei por uma cirúrgia e durante minha internação me descobri encantada por meu médico e ele por min, trocavamos olhares e nos falávamos quando dava. Ele tbm é casado. Sinto q não ficaremos juntos, o que me dói profundamente pois nunca senti o sinto por ele, é algo q chega doer, sinto saudades, vontade de estar perto e sei q ele sente o mesmo. A energia q existe entre nós é mto grande e especial. Espero um dia podermos viver o q sentimos e gostaria mto q fosse ainda nessa vida. Tenho certeza q pertencemos um ao outro. Não tenho ciúmes da esposa dele e mto menos quero mágoa-la e ele pensa da mesma forma em relação a min. Sinceramente não sei se é dádiva ou castigo passar por isso. Sentir algo tão forte e não poder mergulhar d cabeça nesse sentimento. 😓

    ResponderExcluir
  3. Não somos de uma pessoa apenas. Eu já tive um homem que acredito ter sido minha alma gêmea. Mas, não éramos pra estarmos juntos! Mesmo sinal no peito, mesmos motivos pra sorrir, mesma ligação energética. Porém, não éramos pra estarmos juntos. Ele casado hoje com dois filhos e não respeita o casamento. Eu segui minha vida, tentando evoluir.
    Pessoas com a mesma afinidade pode-se existir. Alma gêmea não é paixão avassaladora, é amor genuíno! O homem é monogâmico por determinação. Viva o amor da sua vida, desta vida. Evolua! Não rompa um ciclo que você veio pra concluir.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo23/7/18

    Estranho vivo situação semelhante no tocante a ser da mesma família. Ele é divorciado a anos eu sou viúva, mas somos parentes...😥😥

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;