É complicado responder a alguém que passa pelo que você está passando, R. -- veja depoimento em Não estou preparado para continuar sem ela . Pode ficar parecendo que é fácil ... Sinto muito por tudo o que você passou, bem como pelo que você está passando ainda, mas nesta vida, a gente passa por muitas provações e nem todas nos parecem justas.

Sempre nos perguntamos: "por quê comigo?"

Mas também... porque não com a gente? Somos todos iguais e nós espíritas que acreditamos em reencarnação, em débitos desta e outras vidas,  acreditamos também que para quitar tais débitos, voltamos e passamos por provações. Se pudéssemos nos lembrar do que fizemos, talvez entenderíamos melhor o que nos acontece hoje. Mas, por outro lado, não nos valeria de nada, afinal, não haveria evolução alguma.

Perder alguém que se ama é muito, muito dolorido e essa dor se mostra mais ou menos aguda dependendo da  estreita ligação entre nós e quem partiu. O choro não é proibido nem ruim, contanto que seja sincero e que se dê apenas por saudade. O que não pode acontecer, é chorarmos de revolta, achando que foi injusto, que Deus não é bom. Deus é justo e bom. E por isso mesmo nos dá a possibilidade de voltar e reparar erros. E nos dá a oportunidade de nos reencontrarmos com as pessoas que amamos. Mas, precisamos ter calma, paciência, resignação e encarar a vida como uma prova. Não estamos aqui à toa. Todos nós temos um porque. Você não pode se entregar, afinal, assim como sua amada cumpriu o tempo dela e deve ter feito tudo da melhor maneira, as pessoas à sua volta devem fazer o mesmo.

Se você não vê mais motivo para viver, lembre-se daqueles que querem muito e não podem. Será que ela, se pudesse escolher, entre viver e morrer, iria preferir a morte? Claro que não. Às vezes pensamos não ser importantes para as pessoas, mas alguém, que nem mesmo imaginamos morreria por nós. Você é uma pessoa especial e se Deus lhe colocou esta provação, é porque sabe que você é capaz.

Tente colocar emoção nas coisas que anda fazendo, carinho, atenção... Olhe para os lados e veja quanta gente precisa de ajuda e tente ajudar. Você também precisa de ajuda? Peça a Deus, peça forças para superar e faça o máximo para, enquanto estiver por aqui,  orgulhar a quem partiu.

Ela, com certeza, deve se entristecer muito ao vê-lo assim. Amor de almas, como o de marido e mulher é sublime, é irreal e nele não há lugar pra ver quem se ama sofrer. Sei que é difícil, mas pense nela, antes de pensar em você. Tente agradá-la dando exemplo de resignação e fé. Acredite que nada acontece por acaso e que você tem uma missão aqui neste mundo.

Acreditamos que durante o sono, o espírito de desprende e vai ter junto às pessoas amadas.  Você tem orado? Faça orações por Fernanda e por você. Peça a Deus. Acredite Nele, fale com Ele. Peça ajuda e com certeza ele vai te ouvir.

Tente pensar nas lembranças boas... tem tanta gente que nunca teve um companheiro ou companheira... ou teve um que o rejeitou... ou um que o abandonou... Você é especial por ter tido uma pessoa que te amou e que você amou. Agradeça a Deus pelo tempo que estiveram juntos. Isso já é mais do que milhões de pessoas tiveram ou têm.

Fernanda sempre será teu anjo, mas pra te ver feliz, precisa também da tua ajuda. Ela ou mesmo Deus não conseguirão nada se você não permitir. A vida da gente é feita de escolhas... Escolha ser feliz. Escolha aceitar o que a vida lhe deu e faça o melhor de si para orgulhar aqueles que continuam ao teu lado e também os que já se foram.

Gostaria de ter ajudado você. Queremos e esperamos que você se sinta melhor e que o que você está sentindo abrande com o tempo. Acredite que é capaz de amenizar este sofrimento e principalmente capaz de ser orgulho para sua amada, assim que ele, recuperada da travessia, puder compreender seu atual estado. Saiba que ela contará com isso... ela contará com você... Ela estará bem se você estiver bem. E feliz se você estiver feliz . Continue agindo de forma que continue se orgulhando e agora, em vez de fazer as coisas por você, faça por ela também.

Esperamos que você esteja melhor e pode contar conosco sempre que precisar ou quiser. Estamos torcendo. Queremos que supere e continue sua jornada no caminho do bem. Deus estará sempre com você e, como diz a mensagem das pegadas na areia, quando vir apenas dois passos na areia, não é porque Deus te abandonou, mas parque ele te levou nos braços...