A ÉTICA DA PAIXÃO

Sob o título "A ética da Paixão", Miriam Goldemberg, analisa, no caderno Mais, da Folha de S. Paulo do dia 15/06/08,o livro "O Quebra Cabeça da Sexualidade", do espanhol José Antonio Marina. Confesso que nunca li nada deste autor, mas me pareceu interessante. É possível uma sexualidade feliz? Essa, se entendi bem, a pergunta que o livro se propõe responder.

O que achei interessante é que, segundo Miriam, Marina compara a boa sexualidade, a uma conversa. Conversa é liberdade compartilhada, não é possível impor seu rumo ou obrigar o outro a dela participar se não quiser. Conversa não é monólogo, não é também debate entre duas pessoas que se acham donos da verdade. Uma boa conversa é imprevisível, cheia de surpresas e descaminhos. Saber conversar inclui não apenas a capacidade de entender o que o outro diz mas de não ter medo de se deixar afetar pelo que o outro diz. Não ter medo de mudar.

Na conversa perdemos um pouco da nossa liberdade mas ganhamos autonomia, pois ouvindo e respeitando temos a chance de mudar e de construir um modo de vida antes impensado. Relação amorosa e conversa. Quanto mais eu penso, melhor eu acho a comparação.

Ana Mariano
Publicado no "Diário de Santa Maria". Leia texto integral

Postar um comentário

0 Comentários