CASAL DE 91 ANOS COMETE EUTANÁSIA PARA 'MORRER JUNTOS'


Um casal com a mesma idade, 91 anos, e que viveu junto 65 deles, morreu no último mês de julho lado a lado e de mãos dadas na Holanda, em um caso raro de dupla eutanásia.

Segundo o jornal holandês Algemeen Dagblad, Nic e Trees Elderhorst morreram no dia 4 de julho, um pouco depois de fazerem a sua última viagem juntos.

Os dois tinham problemas de saúde. Ele sofreu um acidente vascular cerebral há cinco anos, que deixou a sua mobilidade bem limitada e lhe rendeu vários problemas físicos, muita dor e hospitalizações regulares. Manteve-se vivo este tempo todo por causa de antibióticos.

Ela sofreu para cuidar do marido. Com o passar do tempo, caminhar tornou-se cada vez mais difícil, e sua memória foi ficando esparsa. Com a ajuda de vizinhos, amigos e cuidados domiciliários, conseguia dar conta.

Depois do acidente vascular cerebral dele, em 2012, o casal decidiu assinar declaração de eutanásia. Vale lembrar que a Holanda oficializou uma lei que libera eutanásia 17 anos atrás. Desde então, mais de 5.500 pessoas puderam encerrar a vida desta forma.

"Logo ficou claro que não poderíamos esperar muito", falou uma das filhas ao jornal. "O geriatra afirmou que nossa mãe ainda estava bem. No entanto, em caso de morte de nosso pai, ela poderia ser completamente desconsiderada e levada para um lar de idosos. Algo que ela absolutamente não queria. Morrer juntos foi o seu desejo mais profundo".

Depois que o pedido do casal foi considerado, o processo demorou cerca de meio ano. Para testar se cada um deles tinha o desejo de morrer, duas equipes do órgão do governo holandês responsável pelo processo de eutanásia foram nomeadas para cada um. O casal foi entrevistado separadamente para ser investigado o porquê de cada um optar pelo fim da vida. Ambos os pedidos foram autorizados, e uma data foi definida para eles. É raro que sejam aceitos pedidos assim, mas o estágio de saúde de ambos ajudou para que o desejo fosse atendido.

Nic e Trees Elderhorst informaram aos vizinhos e amigos sobre sua escolha. Eles disseram adeus a todos, em um processo que foi muito intenso e assumiram o controle até dos preparativos do funeral deles próprios. No dia da eutanásia, eles falaram palavras doces um para o outro, e morreram de mãos dadas.

A partir do UOL. Leia no original
Imagem : Reprodução
Compartilhe no Google Plus

Sobre Editor

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;