ESTUDO DIZ QUE SOMOS VICIADOS EM AMAR

Robert Palmer cantava "Addicted to Love" ("Viciados no Amor") e agora um estudo comprova que no cérebro esse sentimento está na zona ligada ao vício. As diferenças neurológicas entre o amor e o desejo estão devidamente identificadas num mapa agora desenhado da estrutura do cérebro.

De acordo com as conclusões deste estudo, o desejo sexual está na zona do cérebro que controla o prazer, mas que o amor está numa região diferente -- a mesma que está ligada ao vício --, ainda que ligada a esta. "O amor é na realidade um hábito que nasce a partir do desejo sexual quando este desejo se vê recompensado. Funciona da mesma forma no cérebro como quando as pessoas se tornam viciadas em drogas", explica Jim Pfaus, professor de psicologia da Universidade de Concordia.

Não quer isto dizer que a amor seja mau como a toxicodependência, até porque essa zona do cérebro é também responsável pelos sentimentos envolvidos na monogamia. Algumas áreas do cérebro são, aliás, menos ativas quando uma pessoa sente amor do que quando sente desejo. As conclusões são de investigadores da Universidade Concordia, no Canadá, com cientistas da União Europeia e Suíça, que juntaram cerca de 20 estudos independentes sobre o assunto que analisavam a atividade cerebral de indivíduos enquanto estes observavam imagens de cariz sexual ou imagens de pessoas que lhes eram queridas.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Editor

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

1 comentários :

  1. ACHEI INCRÍVEL TUDO O QUE LI AQUI! É MUITO IMPORTANTE CONHECER O QUE SÃO ALMAS GÊMEAS, COMO ELAS SE ENCONTRAM.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;