Quando se encontram casais que estão juntos há anos, a primeira pergunta que surge é: como vocês conseguem?
 
Na verdade, do jeito que as coisas andam, em que os casais se separam com a mesma rapidez com que se unem, é um pouco intrigante se encontrar esses que permanecem juntos, ano após ano.
 
Um homem teve a oportunidade de escrever a respeito, detalhando a sua experiência de homem casado, há 30 anos, com a mesma mulher.
 
Diz ele que o segredo do casamento não é a harmonia eterna.
 
Existem os desentendimentos, as rusgas. A solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher.
 
O segredo, diz ainda, é renovar o casamento e não procurar um casamento novo.
 
Isso exige alguns cuidados, esquecidos no dia a dia do casal.
 
De tempos a tempos é preciso voltar a namorar, a cortejar.
 
Fazer uma nova lua de mel, sem os filhos para exigirem atenção.
 
Olhar para o outro como um pretendente em potencial. Sair para dançar, para olhar a lua e as estrelas.
 
O que acontece quando a pessoa se divorcia e casa de novo?
 
O mundo muda, o marido muda, o bairro, os amigos. Tudo muda.
 
Então, não é preciso se divorciar. Basta mudar. Convenhamos que ninguém agüenta a mesma mulher, o mesmo marido por trinta anos, com a mesma roupa, o mesmo batom, o mesmo papo.
 
Bastam alguns detalhes para tudo ficar diferente. Troque os móveis da casa. Se não puder comprar novos, então troque os antigos de lugar.
 
Redecore a sua casa. Modifique o ambiente. Plante flores diferentes no jardim.
 
Troque o guarda-roupa, o corte de cabelo, a cor do batom, a maquiagem.
 
Quem se divorcia, normalmente perde peso, em pouco tempo. Verifique se você está acima do peso e decida-se a perder o excesso.
 
Renove-se. Encante o outro, de novo. Reconquiste-o.
 
Não mantenha somente os mesmos amigos. Conquiste outros. Permita-se conhecer novas pessoas.
 
Saiam com outros casais. Mas também a sós. Reaprendam o prazer de conversar, de sussurrar segredos um no ouvido do outro.
 
De rir de pequenas tolices. De tomar sorvete na mesma taça. Partilhar uma pizza. Lambuzarem-se comendo uma fruta da estação.
 
Não realize sempre os mesmos programas, toda quarta, todo domingo. Inove. Surpreenda.
 
Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado fazer no início do casamento.
 
No trabalho, para crescer profissionalmente, se faz isso. Por que não no casamento, na própria família?
 
Tudo isso quer dizer: descubra o novo homem ou a nova mulher que vive ao seu lado.
 
Em vez de sair por aí, tentando descobrir um novo e interessante par, olhe para o lado e case de novo... Com o mesmo cônjuge.
 
* * *
 
A melhor estratégia para o casamento não é manter uma relação estável, sempre igual, mas saber mudar junto.
 
É aprender a importante lição de como crescer e evoluir unidos, apesar das desavenças, dos pequenos desacertos.
 
Tenha certeza de que seus filhos respeitarão sua decisão de se casar de novo... Com o mesmo par.
 
Equipe de Redação do Momento Espírita a partir da crônica Segredos para um bom casamento-relacionamento, de autoria de Stephen Kanitz, administrador por Harvard, publicado na revista Veja de 14/09/2005.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Editor

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

2 comentários :

  1. Anônimo disse...
    Ainda esta noite de madrugada o teu amor dara conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 hs da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoará e a sua vida não será a mesma…. LEIA SOZINHO ESTA SIMPATIA E AMARRAÇÃO AMOROSA porque no passado eu tbém não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela tbem funcionou! AGORA VEREMOS… Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo ( Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre M.M. de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje,apaixonado e arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que M.M. venha para mim CILENE, afaste todos àqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras… mas somente em mim. Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém… Publique este simpatia por três vezes e em seguida entre no site http://www.ajudasentimental.net e logo vc perceberá a solução no seu caminho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;