OMNIA VINCIT AMOR (O AMOR TUDO VENCE)

Amor Vincit Omnia (O Amor Conquista Tudo) 
é um quadro realizado pelo pintor barroco Caravaggio
Omnia vincit amor
O amor tudo vence

Essa famosa expressão é extraída de Virgílio (Bucólicas, 10,69: Omnia vincit amor et nos cedamus amori) e já na Antiguidade era considerada  máxima autônoma e como tal citada.

É muito difundido o motivo segundo o qual nada é difícil para quem ama. Por Sutphen 129, Cícero (Orator, 10,33), São Jerônimo (Ep. 22,40) e sobretudo um trecho de Epistulae ad familiares de Cícero (3,9,1), o amor aliado ao studium e à benevolentia é um dos comportamentos para os quais não existem impossibilidades. 

No Brasil se diz "O amor não tem lei". Nos vários dialetos italianos registra-se o equivalente a Chi soffre per amor non sente pene [quem sofre por amor não tem desgosto] (ct. Zeppini Bolelli 9); para o topos da dificuldade de os non amantes fazerem algo, ou seja, aqueles a quem não agrada fazer, ct. nº 887.

Essa passagem com explicações sobre a famosa expressão latina "omnia vincit amor (o amor tudo vence) foi extraída do Dicionário de Sentenças Latinas e Gregas, de Renzo Tosi, 2ª edição, publicado pela Editora Martins Fontes, São Paulo, no ano 2000.

Imagem : Amor Vincit Omnia - quadro realizado entre 16011602 por Caravaggio.
O quadro mostra o Amor, o Cupido da mitologia romana, vestindo escuras asas de águia, semi-sentado ou descendo do que parece ser uma mesa. Espalhados estão todos os esforços do homem — violino e alaúdearmadurasbússolascaneta, um manuscrito, um louro, etc. Seu título deve-se à um verso da Éclogas deVirgílio, X.69: "Omnia Vincit Amor et nsa cedamus amori" ("O amor vence tudo, vamos todos ao amor!").
Compartilhe no Google Plus

Sobre Editor

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

2 comentários :

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro arte. Caravaggio é um dos meus artistas preferidos. Essa pintura para mim reflete que o amor é a libertação do homem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;