CIÊNCIA CONFIRMA : AMOR À PRIMEIRA VISTA EXISTE


Segundo um estudo da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, amor à primeira vista existe e é muito comum. De acordo com a pesquisa, intitulada “A Neuroimagem do Amor”, se apaixonar demora apenas um quinto de segundo.

Mas como os cientistas chegaram a essa conclusão? Eles sugerem que se apaixonar é uma ação quantificável, que pode ser medida por meio das substâncias químicas liberadas pelo cérebro humano. Segundo a pesquisa, a paixão pode não só provocar a mesma sensação eufórica causada pelo uso da cocaína, como também afetar áreas intelectuais do cérebro.

Os resultados mostraram que, quando uma pessoa se apaixona, 12 áreas do cérebro trabalham em conjunto para liberar substâncias químicas que induzem a euforia, como dopamina, adrenalina e ocitocina. O sentimento de amor também afeta funções cognitivas, como representação mental, metáforas e imagem corporal.

Outra descoberta foi a de que níveis sanguíneos de fator de crescimento nervoso aumentavam, principalmente em casais que acabaram de se apaixonar. Seriam as famosas borboletas no estômago?

A pesquisa, conduzida pela psicóloga Stephanie Ortigue, constatou que os níveis de pressão sanguínea sobre o fator de crescimento neural aumenta em casais que acabaram de se apaixonar. Segundo a pesquisadora, isso pode explicar o famoso “frio na barriga” que sentimos quando estamos apaixonados. Os resultados do estudo estão publicados na publicação científica Journal of Sexual Medicine.

Imagem: por pasotraspaso 
Compartilhe no Google Plus

Sobre João Casmurro

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

1 comentários :

  1. caraca então é verdade?
    Eu sempre duvidei do amor a primeira vista, mas já que existe...Vou dar mais crédito a isso.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;