AMOR PODE AJUDAR A ALIVIAR A DOR

Se é certo que o amor faz sofrer, a verdade é que os cientistas descobriram uma relação direta entre amar e o alívio da dor

Investigadores da Universidade de Stanford utilizaram ressonâncias magnéticas para 'lerem' o cérebro de 15 estudantes enquanto lhes administravam pequenas doses de dor. Verificaram que quando os jovens estavam distraídos a olhar para a fotografia da pessoa amada a reacção do cérebro à dor era menos forte.

O estudo centrou-se em pessoas a viver a primeira fase de um romance, os primeiros nove meses que os cientistas definem como «a primeira fase do amor intenso». Foi-lhes pedido que levassem uma fotografia do seu amor e outra de alguém que considerassem tão ou mais atraente.

Foi-lhes colocada numa mão uma placa quente, para que sentissem uma leve dor, e na outra a fotografia do namorado/a. Os cientistas verificaram, então, que à vista do seu amado/a a percepção de dor pelo cérebro é menor do que a quando a visão é de outra pessoa, ainda que muito mais atraente.

Já se encontra provado há algum tempo que fortes sentimentos de amor estão relacionados com uma intensa atividade em diferentes áreas do cérebro. Nesse processo está sempre envolvida uma substância química que se encontra associada à produção de estados cerebrais associados aos sentimentos de bem-estar.

Os estados de felicidade ou bem-estar que se atingem quando se ingerem doces, ou se consome cocaína, estão associados à produção dessa substância - a dopamina - e estimulam áreas do cérebro que também são estimuladas pelo amor.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Editor

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

1 comentários :

  1. QUERO ENCONTRAR O AMOR DE MINHA VIDA E ESQUECER ESSA PESSOA QUE NUNCA MIM DEU A MINIMA QUERO SER FELIZ COM A PESSOA CERTA QUE ME AME NA MESMA INTENCIDADE E SEJA SOLTEIRO NEGOCIO DE FICAR SE ILUDINDO COM HOMEM CASADO NÃO PRESTA.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;