AMOR DE ALMAS PODE RESISTIR APÓS A MORTE ?


Este assunto será tratado na novela Escrito nas Estrelas de Elizabeth Jhin da Rede Globo, que tem como foco central a história de um amor impossível, na qual o personagem de Jayme Matarazzo (Daniel) se apaixona pela personagem de Nathália Dill (Viviane). Daniel morre logo no começo da trama e depois retorna como um fantasma para evitar a aproximação de Viviane com seu pai Ricardo (Humberto Martins). O que todos desejam saber é se o amor resiste à morte e a possibilidade de um sentimento tão forte continuar mesmo depois que um deles morra.

Pode o amor viajar por este mistério chamado vida após morte? Os espíritas acreditam que sim. Claro que para muitos, isto é subjetivo. Os mais céticos dizem que "tudo pode ser explicado", mas acabam por não explicar.

Se entendermos que o amor verdadeiro resiste a tudo, principalmente ao tempo e à distância, por que não acreditar que ele pode ultrapassar dimensões espirituais e do tempo-espaço?

Os espiritualistas também acreditam ser possível este contato, pois entendem que o espírito é imortal e que nada acaba, devido à grandeza da alma que transcende o corpo e a ação do karma (significa ação), ou seja, "a lei da causa e efeito".

Para entender a possibilidade de uma ligação com alguém que se amou muito e partiu, é preciso basear-se na ideia de que a alma já existe na sua plenitude antes, durante e depois de uma existência terrena e que precisamos de experiências para poder evoluir e de um veículo que é o nosso corpo humano. Entretanto, sabemos que a alma jamais encarna em sua totalidade. Quando o corpo físico morre, ela volta à sua origem, onde as experiências às quais foi submetido são avaliadas e integradas em sua estrutura essencial.

Não existem provas científicas que apoiem a possibilidade que isto aconteça, mas os relatos das experiências descritas por algumas pessoas são intrigantes, pois a sensação da presença física neste plano de um ente querido que já morreu não pode ser considerado como alucinação. Alguns conseguem ver com nitidez, outros, apenas como uma nuance ou um feixe de luz; alguns espíritos sussurram nomes e se fazem presentes em datas ou fatos especiais, além de enviar recados do além usando os sonhos.

Nesta Era de Aquário, apesar de a ciência invadir nosso cotidiano, o que mais intriga é o aumento do número de pessoas que acreditam que este fenômeno é possível, especialmente no Brasil, o maior país espírita do mundo. A novela serve como recurso para desvendar a possibilidade do homem entender sobre o seu verdadeiro valor espiritual e se é possível um amor tão poderoso ser capaz de continuar mesmo depois da morte de um deles. Eu creio que sim. Muitos também.

Discute-se nas universidades dos países mais avançados quem é verdadeiramente o ser humano. Este fascínio pelo descobrimento de suas origens aproxima o homem cada vez mais de Deus.

A partir do Portal Terra. Leia no original
Compartilhe no Google Plus

Sobre João Casmurro

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

23 comentários :

  1. conheçi um rapaz 17 anos mais novo que eu apezar que eu aparento bem menos idade do que tenho fizemos loucuras pra ficarmos um pouco juntosso que oque eu sentia poe ele era bem mais amor de alma do que pelo corpo fisico eu queria ficar perto dele a qualquer custo nao me importava mas eu so queria ficar perto dele ouvir sua voz pra mim ja bastava eu ficaria com ele sem cobranças de nada eu o amo mais que tudo terminamos porque tive medo eu vou ficar bem mais velha do que ele so que se for amor mesmo o destino vai se encarregar de nos nao esqueço ele nem um momento tenho muitas saudades mas nao dou o braço a torçer e ele tambem nao vivo por esse amor eu sinto nao e sexo pois ficaria so por ficar eu amo sua alma eu amo tudo nele eu acredito muito em DEUS se tiver que ser sera

    ResponderExcluir
  2. Creio que o amor resista à tudo, inclusive à morte... pois tenho um sentimento dentro de mim que resiste à muitos anos, distância e tudo o mais.
    Acho que nem a morte tiraria este sentimento de dentro de mim!

    ResponderExcluir
  3. Creio que o amor resiste não apenas ao tempo, a distância e a morte...é a razão pela qual estamos aqui.As almas que se encontram no amor, se buscam sempre, eternamente, mesmo que o tempo e a distância digam não.

    ResponderExcluir
  4. Minha alma gêmea se quiser que me encontre. Cansei de esperar e enquanto não chega e não decide encurta a distância, vou aprendendo a viver com quem tem amor prá dar...

    ResponderExcluir
  5. HA ALGUM TEMPO CONHECI UM HOMEM E FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA, NADA A VER COM ATRAÇAO FISICA, PQ NEM EU NEM ELE SOMOS MODELO DE BELEZA, ALGO INEXPLICAVEL, VIVEMOS UM LINDO SONHO DE AMOR E PAIXAO POR 6 MESES, ENGRAVIDEI, TIVEMOS UM LINDO FILHO, ENTROU A INVEJA O FUXICO, A RELAÇAO DUROU POR QUASE TRES ANOS... E ACABOU... MAS NO MEU CORAÇAO AINDA VIVEU EM SILENCIO POR MAIS 5 ANOS, ELE FALESCEU HA QUASE 30 DIAS E EU SINTO QUE AINDA O AMO, E QUE ELE VAI VOLTAR A SER MEU EM OUTRA VIDA...

    ResponderExcluir
  6. leny\bom eu perdi um primo k eu amava,amava como se focemos ermaos, estudamos juntos, eu fui embora pra cidade ele ficou no sitio pois eles eram lavorista,tive k seguir minha vida mas sempre mantinhamos contato,ele era uma pessoa linda,ele seguia uma religiao,era adventista,eu tambem,mas ele faleceu,em um acidente de carro,eu precenti,sua morte,sofro ate hoje converssamos em meus sonhos,ele ja me ajudou muito,me alertando kando vai acontecer algo de ruim em minha vida e pode ter certeza existe sim vida pos a morte,e sei k ele esta sempre presente,em minha vida,e todos k ja foram,sempre tenho contato comas pessoas k eu tanto amo e ja se foram,sou felis por ter esse dom ,maravilhoso k deus me deu ,por isso nao sofro tanto,tenho varias esperiencia com entes keridos k ja se foram,agradeço a deus por eu ter esse dom obrigada por eu poder dexar meu depoimento lene cotia sp

    ResponderExcluir
  7. tive uma esperiencia bem diferente.a 1 ano eu conhecí um rapaz,namoramos 3 meses faziamos planos.que enfelismente o destino foi contra dia 18 de dezenbro foi meu aniversario planejei viajar pra velo e pasaros o natal juntos tudo muito lindo,mais dia 19 de dezenbro ele faleceu enfelismente duas datas que jamais esqueserei.fiquei sabendo 7 dias depois por telefone meu mundo não feis mais sentido.após isso sinto que não amarei mais ninguem pois é cm se fossemos um só ele levou metade de mim com ele.dias depois eu o sinto a meu lado.e ele vem com frequencia nos meus sonhos me dando conselhos do que eu devo e não devo fazer.sua presensa está comigo sempre acredito que ele me acompanhe e eu fico feliz pois o amo muito mesmo não podendo toca-lo mais.mais peço sempre a Deus que me conseda um unico pedido de dar permisão parar eu ficar ao lado dele.e acredito que ja não vai demorar tanto pois fizemos uma promesa juntos a qual permaneserá independete do que aconteser.

    ResponderExcluir
  8. Qdo tinha 20anos conheci um homem lindo, ele era capitão.depois de 3 dias começamos a namorar e o namoro foi ficando mais intenso. namoramos por 3 anos e nunca brigamos.As vezes ele me surpreendia ao chegar todo fardado em minha casa derrepente,dizendo que havia deixado o serviço só para me ver por alguns minutos.então aproveitava-mos cada minuto que passáva-mos juntos.Em um fim de semana qdo estava vindo a noite para minha casa,achei estranho,pois ele demorava muito então comecei a ligar como uma louca para todos que o conheciam, foi então que recebi a notícia do irmão dele me dizendo que ele havia sofrido um acidente de moto,mas não sabia a gravidade do caso.Fui correndo para hospital cheguei na hora que os familiares dele estavam transferindo-o para outro hospital para realização de exames mais detalhados,Entrei na ambulância com meu namorado e ele so pedia que me acalmasse e que fosse para casa,pois ele logo chegaria.Eu só dizia que o amava muito e que ele não me deixasse,pedia que ficasse acordado.Ele sentia dores horriveis na cabeça e se mexia muito sentava,deitava,arrancava o soro do braço.Enquanto eu tentava mantê-lo imovel.Derrepente ele me olhou nos olhos e disse "Eu te amo minha meninazinha" foram as ultimas palavras dele.Em seguida ele entrou em coma e passaram-se 8 dias,todos os dias ía visita-lo para implorar que acordasse do coma e voltasse pra mim.Ele morreu! Queria morrer também!Passei 1 mês como um zumbi,so vivia para dormir e sonhar mto com ele.Só durmindo conseguia ficar junto a ele.Com o passar do tempo fui tentando aceitar mas nunca me conformei com tal perda.Os anos passaram-se me casei mas mesmo assim ainda tinha sonhos com ele.Sonhava sempre com ele chegando na sua moto e dizendo que veio me buscar. e eu dizia que não podia mais ir com ele pois não poderia largar meus filhos.Ele ainda assim insistia para que eu abandonasse tudo.Bem finalizando,20 anos se passaram e sei que por incrível que pareça,de vez em quando ainda sinto sua presença como um toque leve em meu rosto,o cheiro dele e qdo isso ocorre sinto uma paz imensa.Não sei explicar porque isso acontece, só sei que ele sempre esta comigo qdo mais preciso de apoio e que ele nunca me abandonou.

    ResponderExcluir
  9. Quando tinha quinze anos, tive meu primeiro namorado! Namoramos três meses e ele terminou comigo sofri tanto! depois de um mês a gente voltou, mais ele ficou estranho comigo e depois de mais dois meses eu não aguentei e terminei com ele. Pouco tempo depois eu conheci uma pessoa e e qdo ia fazer um mês q eu estava namorando, ele veio atras de mim, eu não quis voltar com ele pq não achei justo, mais eu ainda o amava, o tempo passou e ele se casou com alguém da minha familia, eu sempre mantive distância dele... Mais um belo dia a gnt se encontrou e como num passe de magica aquele amor desabrochou, eu tentei lutar com todas as minhas forças, mais não consegui, era um amor impossivel, vivemos um amor escondido pois era um amor proibido!!! Mais sei que foi verdadeiro, tivemos um filho juntos, e ele sempre esteve por perto dando carinho, mais ninguém nunca soube q ele fosse o pai, infelizmente ele veio a falecer, desde então não consigo me relacionar com ninguém, choro muito a falta dele, sonho com ele todas as noites. Sei que um dia ainda vou encontrá - lo....

    ResponderExcluir
  10. Amei muito a um jovem, mas a minha familia nos separou sofri demais e ainada sofro apesar dos 30 anos que se passaram. Tinha esperança de um dia nos encontrar... mas esse ano 2012 soube que ele faleceu a minha esperança agora é nos encontrar-mos em outras vidas.
    Lembro-me que ele um dia me ofereceu essa musica: Quando eu morrer no outro mundo esperarei por ti aqui na terra não fui feliz o destino não quiz, quando eu morrer que ti deixae meu amor enfiel aqui naterra não fui feliz mais serei lá no ceu!!!

    ResponderExcluir
  11. eu sinto que estou gostando de uma pessoa proibido de mais ele mora na mesma rua que eu mais novo do que eu mais e muito bonito mais novo do que eu 15 anos meu altual companheiro mi trata muito mal tenhei muito ciume ai esse outro rapaz mi paquera a mais de um ano e agora ficamos junto não sei o que fazer si ficou com ele ou não so deus sabe e eu tambem mi sinto muito amada querida dezejada e muito bem adoroooooooooooooo

    ResponderExcluir
  12. O Amor que sinto por você é o mais puro e verdadeiro!Mesmo sem você nunca tendo tido falado nem uma palavra se quer comigo mesmo assim eu ti amo !desde quando te conheci nunca pude te esquecer !Você Não sei se sabe quem eu sou!Agora ja se faz alguns anos e eu se modifiquei! Mas mesmo assim nunca te esqueci,aconteceu muitas coisa em minha vida;Coisa boas , mas também ruins!Nessas horas as pessoas que mais dissem que me amavam não estavam perto para nem mesmo se quer me consolar ou dar apoio para me verem feliz!para dizer a verdade as vezes elas se tornam frias comigo e se acham no direito de eu sempre ter que ser certa para elas só para agradá-las!não sei o que elas faria se eu tomasse outro rumo para minha vida!talvez elas me odiassem por restos da suas vidas ou não!Pra ser sincera gostaria de tomar outro rumo para minha vida e sei que este rumo poderia sim me fazer feliz! mas como vocês podem ver não sei o que fazer!Se devo continuar á fingir que sou feliz só para agradá-los ou seguir em frente!ASS;S

    ResponderExcluir
  13. conheci uma uma Mulher, 12 anos mais velho que eu, apesar de toda distancia sinto que ela é o meu Amor, fazem 4 meses que nois nos relacionamos a cada dia dando mais um passo, posso dizer que ela me ensinou a Amar e me ensina a Viver,ela ja se tornou parte do meu dia a dia, sinto que a não mereço pois ela pra mim é a Mulher perfeita mais eu apesar de jovem sei Amar, e eu a Amo muito com toda minha vida, ela sempre me conta suas visoes, pois sempre consegue ver nois dois juntos, eu sinceramente acredito pois em dias de afliçoes ela me contou coisas que logo mais tarde seriam confirmadas, temos muito medos de nossas familias, mais nois nos amamos de tal forma. quando choro de saudades sempre lamento por um dia morrer e ficar sem o abraço dela, o que mais me chateia é de que apesar de querer muito ter minha vida ao lado dela, eu creio que algo forte ira nos separar, pois meu pensamento estar voltado para um dia que eu irei deixa-la, não por minha vontade, mais sim por vontade de Deus, espero que isso nunca acontenca nem do meu lado e nem do lado dela, mais é inevitavel não pensar assim, sei que a faço ficar triste contando a ela, mais sempre penso em um dia partindo, ela chorando triste e dps de algum tempo,eu podendo estar do lado dela a amando e sempre nisso sai mais lagrimas dos meus olhos pois imagina eu a vendo e sem poder toca-la.o que me doi é meu medo de que isso acontença antes de nois nos encontrarmos, mais sei que dentro de mim existe um pouco dela e dentro dela existe um pouco de mim e creio que nem a morte poderia me separar dela, pois nois dois vamos ficar juntinho até o fim, pois hj somos um só. M&H eterno...

    ResponderExcluir
  14. Adorei esse espaço , tbm perdi alguem q foi o meu grande amor , choro tdos os dias querendo ele de volta , ainda ñ consegui sonhar com ele , gostaria muito de ve-lo em meus sonhos p saber se ele esta em paz ...

    ResponderExcluir
  15. fui voluntario do cvv por seis anos depois sai por falta de tempo, mais continuei um trabalho via internet , fiz varios acompanhamentos com sucessos em alguns casos e fracasos em outros.porém nunca me envolvi no inicio de 20l0 num sabado , comecei um acompanhamento de uma mulher que estava desenganada com ca no instestino , ela tinha sido abandonada pelo marido , estava muito doente com bolsa de colostomia em estado complicado tinha perdido muito peso. ao conversamos senti que seria dificil, mais queria muito que ela se recuperase
    falavamos todos dias choravamos juntos nos momentos de dor e desespero , e tbem em poucas vezes conseguia arrancar alguns sorissos embora não nos viamos nem nos conhecia. passamos 4 meses se falando ela teve uma melhora incrivel se livrou da bolsa de colostomia , estava recuperando peso , eu estava feliz, não entendia tamanho envolvimento, depois de 5 meses um dia de manha entravamos na msn pra se falar e ela disse estou viva graças a DEUS ter colocado vc na minha vida hoje faço 45 anos estou feliz e que te fazer um pedido. eu disse parabens saude felicidade estou feliz por vc e por min , e ai ela fez o pedido queria muito te ver não me negue isto pelo amor de DEUS.
    EU DISSE OLHA SOU CASADO TENHO FILHOS NUNCA ME MOSTREI APENAS ESTIVE AQUI NO PROPOSITO DE PODER DIVIDIR COM VC , EMBORA A GENTE SE APEGA , MAIS CONFESSO MINHA FELICIDADE POR VC SE RECUPERAR
    E AI ELA TORNOU A DIZER SERIA SEU PRESENTE PRA MIN DEIXAR EU TE VER , EU DISSE SOU SIMPLES , MAIS NA VERDADE NA HORA ME DEU MEDO, E AI PELA ALEGRIA DE ELA ESTAR BEM ABRIMOS A CAM, E ALGO QUE JAMAIS PENSEI EM VIVER NA MINHA VIDA ELA SE ENCANTOU COMIGO E EU COM ELA, CHORAMOS MUITO, ELA DISSE EU PRECISO DE VC PRA CONTINUAR TENHO UM FILHO AINDA SOLTEIRO E MINHA MAE IDOSA,E VC E O MILAGRE QUE DEUS ME DEU ,NOS ESTAVAMOS EM CIDADE DIFERENTE A DISTANCIA 400KL E AI FOI ALGO ESPANTOSO UM SENTIMENTO NUNCA VIVIDO ANTES FORTE DEMAIS NÃO TIVE DUVIDA ERA AMOR TIVEMOS VARIOS ENCONTRO , POREM EM 02 DE 2012 ELA SE FOI LEVOU METDA DE MIN AMAMOS SEM LIMITE E AMO AINDA HOJE NEM LAGRIMAS TENHO MAIS A SAUDADES E CRUEL E VIVO DAS LEMBRANÇAS DE TUDO QUE VIVEMOS JUNTOS NOS FALAMOS ATE DOIS DIAS ANTES DE SUA MORTE PORQUE DEPOIS ELA ENTROU EM COMO E SE FOI MAIS SEI QUE JAMAIS DEIXAREI DE AMA LA ASSIM SEI QUE TBEM ELA JAMAIS ME ESQUECERA . NÃO TIVE DUVIDA SO DEUS PODERIA CRIAR O AMOR OBRIGADO MEU DEUS APESAR DA DOR

    ResponderExcluir
  16. se isso for verdade entao erraram quando escreveram ate que a morte nos separe o serto seria Ate que a morte nos separe e deus nos una de novo na eternidade

    ResponderExcluir
  17. É estranho pois soube a pouco tempo que um amigo morreu , ele era meu vizinho tenho sonhado cm ele a um tempo e no sonho estamos apaixonados ficamos junto mais so no meu sonho desses dias pra ca venho pensando tanto nele isso depois que ele morreu não entende como um sentimento foi aflora dentro de mim depois que ele morreu pra.mim ele não morreu ele veio se despedir em sonho só queria entender esse sentimentos por ele só agra depois que ele faleceu :/

    ResponderExcluir
  18. Eu perdi meu namorado ja faz 3 meses, eu estava com ele no momento do acidente, nao pude fazer nada nem falar nada, nem olhei pra ele pela ultima vez, isso me doi tanto ate hj eu penso q poderia ter falado com ele, mas fiquei traumatizada com q estava acontecendo, pra mim nda disso estava acontecendo era mais um pesadelo, vi aqueles caras apontando a arma em nossa direçao, foi a pior coisa que vi, qria ter sumido dela aquele momento pra nao acontecer nda de ruim comigo e com ele, mas infelizmente n hora q cai escutei uma musica"yo te esperare nos sentaremos junto frente al mar" ai tinha certeza q ele tinha me deixado, nossa nao qria acreditar nao qria aceitar a partida dele, nem pude dizer adeus a pessoa q amo tanto,pois fiquei 5 dias internada, foi uma experiencia horrivel, doi tanto a perda de alguem, ele era tdo pra miim ,,ainda to sem direçao doq fazer pra onde ir..meu mundo acabou em 23 de fevereiro, minha vida ficou sem sentido,sinto muita falta dele, tinhas planos e sonhos juntos, iamos casar ano que vem..e agora tudo acabou em um segundo a miinha vida mudou completamente, mas sei q agora ele esta num lugar mto melhor doq aqui, e mais doq nunca esta cuidando de miim, sempre sonho com ele, ele me mostrando q nao esta morto, ai acordo e qro acreditar q é verdade,,mas nao passa de um simples sonho...mas tenho fe q um dia voltarei a ve-lo de novo, pois oq sentimos um plo outro é forte,,continuaremos onde paramos..continuo a amando muito,muito mais doq antes..nosso amor é eterno levo comigo a dor, e as lembranças q ele deixou...saudades eterna

    ResponderExcluir
  19. Eu conhecia de vista um menino e o achava muito menino,mas nunca falei com ele..ele morreu tem quase trés meses..e desde que ele morreu eu nao paro de pensar nele,choro todos os dias olhando as fotos dele..vivo muito triste..e nao consigo sonhar com ele..nao sei se isso é possivel mas acho que estou apaixonada por ele..

    ResponderExcluir
  20. ja amei muito , qnd tinha 14 anos meu primeiro namorado morreu em um acidente de moto sofro muito com a perda dele , ele era usuario de drogas mas mesmo assim n dessisti dele de momento algum . nomoravamos escondido dos meus pais , toda noite qnd vou dormir sinto o doce beijo dele e ele me falar te amo amooor sempre como ele me falava .. ate hj nao namoro com ninguem pk eu o amava muito e acrediito k ele vive comigo todos os dias ,, cheguei a entrar em depressao mais ele me ajudou a superar essa fase ....

    ResponderExcluir
  21. Conheci um amigo dos meus pais aos meus 17 anos... foi uma çigaçao imediata, ficamos juntos por quase 2 anos.. mas ele tinha mto medo de se expor, o julgamento da familia... tinhamos 30 anos de diferença... eu me casei tive dois filhos... tem dois meses q ele voltou a me procurar... mas 2diad depois do meu aniver ele faleceu... eu o amei tanto.... e sinto por n ter tido um ultimo contato... meu coraçao doi.. eu so queria saber como foi a sua passagem... so queria q ele estivesse bem....queria q ele soubesse q o amo e qro reenco.tra_lo um dia.. e que.ficaria mto feliz de saber q ele esta bemmm... sinto sua falta... desculpa por n ter ido te ver...

    ResponderExcluir
  22. Nunca acreditei que o amor resistiria a morte! Mais hoje sei que acontece, pois aconteceu comigo. Conheci o Hilton, e em 4 meses vivemos um amor que muitos não tiveram e talvez nunca tenham a sorte de viver! Foi um amor sincero, intenso, uma cumplicidade, amizade, respeito, desejo, paixão, amor, fomos morar juntos com 3 meses de relacionamento, porque como ele dizia, " Não da mais pra viver longe, doí acordar e não ter você por perto!" Todos se assustaram com a nossa atitude, diziam vocês são loucos, e o meu amor repetia, "Não temos vergonha de amar, e mostrar a todos o nosso amor." E ele acreditava, em vida após a morte, sempre me disse, que se ele morresse eu continuaria sentindo o amor que ele tinha por mim! pois era tão forte que nem a morte poderia deter esse sentimento! E hoje posso dizer, que é como se o Hilton ainda estivesse vivo! Hoje ele vive somente em mim, em minha saudade que não passa, quando penso nele, sinto o amor dele, me invadindo, da mesma forma de quando ele estava a meu lado! O amor é o maior sentimento que existe, e pode transpor a morte!

    ResponderExcluir
  23. A quarenta anos conheci meu verdadeiro amor, não ficamos juntos mais até hoje nunca nós esquecemos, e ainda nós amamos mesmo estando separados e tendo outras pessoas, tenho certeza que somos almas gêmeas e que um dia nos encontraremos sendo nesta vida ou em outra dimensão, como numa verdade o verdadeiro amor suporta tudo, principalmente a distância e o tempo.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;