VELHA DIETA : AMOR ENGORDA E A PAIXÃO EMAGRECE

"No início, a paixão emagrece. Ainda que o exercício seja só desfolhar o malmequer, ou apertar o celular com força, o coração dispara tanto que qualquer coisinha vale por 10 aeróbicas. E a verdade é que paixão recém-nascida é melhor que qualquer comida.

Seu apetite só pode ser saciado por coisas que não engordam: pele roçando na pele, mão esbarrando na mão, olhares que dizem tudo, beijos suspensos nos lábios. Muitas dúvidas - será que é paixão correspondida? Estará mesmo livre aquele coração?

O sono diminui, a adrenalina corre proporcionando reflexos rápidos, os olhos brilham. Dançar, cantar, dar risada, tudo o que é bom fica fácil. E o corpinho? Afina. Cada suspiro consome 100 calorias.

Até que, de repente, o desejo se realiza. Bem-me-quer, bem-me-quer! As bocas recheadas de beijos, a vida uma roda-gigante, comer para quê se o bom é amar, amar, amar? Noites movimentadas e dias à espera das noites: desnecessário também dormir. O sonho já virou vida e a vida virou estar junto. O resto se ajeita entre um encontro e outro, um telefonema e outro. Se não me engano foi Freud quem disse: paixão são dois náufragos agarrados na mesma tábua. Magros.

Aí, passado algum tempo, a paixão começa a se transformar em amor. Nossos náufragos chegam à segurança da ilha e resolvem cuidar juntos da vida, construir uma cabana e arranjar coisas para... comer. Afinal, eles merecem! Conquistaram o coração um do outro, isso não acontece todo dia, e tome celebração. É café na cama aqui, almoço ali, ceia acolá, uma viagem de férias cheia de comidas típicas, bebidas deliciosas, sobremesas fartas, e o prazer da intimidade matinal se prolonga até mais tarde, abrindo o apetite para novidades. Que a novidade já não é o outro, mas tudo o que se faz junto, tudo o que se gosta, tudo o que se adora. E pode haver algo mais adorável, excitante e gratificante do que descobrir que se gosta da mesma comida?

O amor come, o amor cozinha. O amor chama o amor de minha doçura e dá chocolates caros de presente. Compra vinhos, queijos e outras delícias. Comemora na mesa os sucessos da cama e o passar dos dias, dos meses, do ano - já um ano? Então, festa! Alegria, alegria! E assim o amor engorda.

O amor que engorda põe um olho no espelho e outro no outro, pra ver se engordaram os dois. Bingo. Bochechinhas, pneuzinhos, a cintura apertada pedindo discretamente para desabotoar o jeans... E aí, de duas, uma: ou vão ambos malhar na academia ou começam a chegar com umas roupinhas novas, larguinhas, mais confortáveis para ficar em casa, grudadinhos, vendo filmes e comendo pipoca.

Os da academia renovam a vida, se animam para um spa, resolvem caminhar de manhã e pedalar aos domingos; conhecem pessoas novas e de repente até se apaixonam de novo um pelo outro. Ou por outros.

Os das roupinhas largas, cada vez mais largas, em breve vão precisar de afrodisíacos. Ostras, lagostas, caviar, fígado, rins, testículos e miolos têm reputação de dar muita energia sexual. Temperos como pimenta, canela, noz-moscada, cravo, açafrão, baunilha e gengibre estimulam a circulação, portanto podem auxiliar o sangue a chegar mais abundantemente às zonas prazerosas. Champanhe tem fama de liberar a libido mais do que qualquer outro vinho, e alguns alimentos são tidos como realmente excitantes: aspargo, aipo e alho-poró por causa da forma, faisão e pombo pelo arroubo amoroso.

Um menu afrodisíaco citado pelo Larousse Gastronomique, a quem interessar possa: sopa de tartaruga com âmbar gris, linguado à moda normanda, filé de rena com creme de leite, pombo jovem assado, aspargos ao molho holandês, salada de agrião, pudim de tutano, vinhos do Porto e bordeaux, e finalmente café.

Se funciona, não se sabe; mas que engorda, engorda."

 Autora: SONIA HIRSCH
 Editora: Sextante
Ano: 2007 - Págs: 144
Imagem: por caseywest
Compartilhe no Google Plus

Sobre João Casmurro

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

4 comentários :

  1. Fernanda Mourajulho 07, 2010

    Muito interessante esse texto, eu mesma estou na fase do amor engorda!!! Aiiiii

    ResponderExcluir
  2. O amor nas mais diversas e existentes formas.
    Sabe aquele amor que voce jamais esperava surgir em sua vida.
    Pois bem vou contar a minha história, um certo dia na faculdade de medicina eu me deparo com uma jovem sentada a espera de uma aula, peço-lhe informaçao a respeito da devida aula, pois até o momento eu naum sabia que tanto a aula dela seria a minha, pois estavamos matriculados no mesmo grupo, aula de Bioquímica, quando mirei em seus olhos pude ver profundamente de que ela, seria com toda certeza deste mundo a mulher a quem eu tanto buscava encontrar nessa vida. A amei desde o primeiro minuto em que coloquei os olhos nela.
    Hoje ela se tornou-se mais do que importante em minha vida, ela é tudo, ela é meu mundo, a mulher por o qual eu sempre sonhei pra minha vida.
    É incondicional todos os sentimentos pelo qual eu tenho por ela nessa vida, só sei que a amo muito, e por ela, estaria disposto a entregar até mesmo a minha própria vida em prol da sua felicidade e existencia nesse mundo.

    Nome da mulher tao especial que conheci em vida:
    Angélica Carvalho Panao, Futura Pediatra.

    Meu nome: Rubens Lopes Rodrigues, Futuro Traumatologista.
    RUBENS LOPES RODRIGUES (traumatoucebol@hotmail.com)
    (3/7/2010 1:23:22) - (IP: 200.87.238.154)

    ResponderExcluir
  3. Caraca, meu comentário vai para os futuros doutores:Futura Pediatra, não perca tempo demasiado cuidando dos filhos dos outros, cuide melhor deste futuro doutor, que assim como uma criança, não tem medo de se mostrar tal como é. Não os conheço, mas um amor declarado até quase com o número da identidade, tem que ser muito bem cuidado e jamais se tornar enfermo. Deus os guarde!!! Anônima...

    ResponderExcluir
  4. AMEI O TEXTO. VOU DEIXAR AQUI MEU BLOG PRA QUEM QUISER SER UM SEGUIDOR, ESCREVO COM A ALMA DE MENINA E A INTELIGENCIA DE MULHER, QUEM QUISER CONFERIR, FIQUEM A VONTADE E SEJAM TODOS BEM VINDOS. WWW.FUFUAFUNDO.BLOGSPOT.COM =)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;