CIENTISTAS BUSCAM 'REMÉDIO DO AMOR'

Neurocientistas norte-americanos que estudam a bioquímica dos processos amorosos publicaram na revista Nature um estudo que pode abrir caminho ao desenvolvimento de remédios para aumentar ou diminuir atração sexual. Não se trata de uma investigação poética, nem particularmente romântica, mas sim de dissecar os processos bioquímicos das emoções. “A análise dos mecanismos cerebrais ajudou no passado a desenvolver terapias contra a ansiedade, as fobias ou as desordens pós-traumáticas. Agora ajudam a esclarecer o que é o amor”, diz Larry Young, principal autor do estudo.

Os investigadores comprovaram que a ligação entre os seres humanos resulta basicamente de uma descarga de oxitocina. Esta substância favorece os comportamentos maternais, mas precisa de outro neurotransmissor, a dopamina, da qual resulta a recompensa e a motivação de determinado comportamento. Os cientistas observaram que algumas regiões do cérebro relacionadas com a dopamina se ativam quando alguém vê a imagem do parceiro.

Os cientistas comprovaram também que uma mutação do gene faz variar a qualidade das relações amorosas. Segundo as conclusões do estudo, os homens portadores dessa variante têm o dobro das probabilidades de ficar solteiros e, quando se casam, de terem rapidamente uma crise conjugal. Por ajudar a compreender os mecanismos genéticos do amor, este trabalho abre a possibilidade de medicamentos capazes de provocar sentimentos de amor ou desamor, tornando menos fictício o conceito de um “elixir do amor”, pronto a desatar paixões em corações desavisados.
Compartilhe no Google Plus

Sobre João Casmurro

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;