SEPARAÇÃO : COMO CONTINUAR EQUILIBRADO

As dificuldades de uma separação podem ser reduzidas se você procurar reconhecer as etapas do processo que atravessou e identificar o que pode fazer neste momento. Assim, você aumentará a autoconfiança e escolherá seus próximos passos com mais liberdade, sem recriminações nem autopunições. Expomos, a seguir, uma série de passos que podem lhe ajudar nesta tarefa. Leia e analise:

1. Anote em um caderno as várias etapas que a relação teve e escreva algumas frases que as representem. Por exemplo: apresentação, primeiro encontro a sós, etapa de sedução, namoro, decisão de morar juntos.

2. Dê um nome a cada uma dessas etapas, como se fossem capítulos de um livro. Por exemplo: "Primeiro encontro", "Tive olhos só para ele/ela". "Tudo era possível".

3. Em cada etapa, acrescente qual era a sua atitude na relação. Você deixava tudo nas mãos da outra pessoa? Manipulava os sentimentos do outro para fazer a sua vontade? Dialogava e tomava as decisões de comum acordo?


4. Agora, escreva em cada etapa qual era a atitude do seu parceiro. Decidia pelos dois sem consultar você? Cedia sempre diante dos seus pedidos ou reclamações? Se retraía e se isolava?
5. Releia o que você escreveu como se fosse um romance histórico, protagonizado por um casal de ficção. Observe como os capítulos se encadearam até chegarem à situação atual. Reflita sobre isso sem se justificar nem buscar explicações complexas.Imagine quais seriam os próximos dois capítulos desse romance e escreva-os. Procure manter a coerência para não impor um final feliz só porque você não quer separar os "protagonistas".

6. Descreva as atitudes básicas dos dois nesses novos capítulos. Considere-os boas pessoas que estão passando por um momento difícil. Pergunte a si mesmo quais são as suas possibilidades de começar um novo vínculo e quais são as suas opções para encerrar a história da melhor maneira possível. Você terá relatado as suas opções para o futuro. Reflita se é o que você quer e disponha-se a construir a sua felicidade sem rancor nem pressa.

Importante é que as relações humanas estão sempre em transformação. Identifique as etapas do relacionamento, as suas atitudes e as do seu parceiro. Escreva o romance desse vínculo e disponha-se a construí-lo.

Publicado originalmente no site Bem Simples. Leia texto integral.
Compartilhe no Google Plus

Sobre João Casmurro

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

1 comentários :

  1. um dia ou seja em um futuro muito proximo sei q serei muito feliz....com VOCÊ!!!!


    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;