Sob o título "A ética da Paixão", Miriam Goldemberg, analisa, no caderno Mais, da Folha de S. Paulo do dia 15/06/08,o livro "O Quebra Cabeça da Sexualidade", do espanhol José Antonio Marina. Confesso que nunca li nada deste autor, mas me pareceu interessante. É possível uma sexualidade feliz? Essa, se entendi bem, a pergunta que o livro se propõe responder.

O que achei interessante é que, segundo Miriam, Marina compara a boa sexualidade, a uma conversa. Conversa é liberdade compartilhada, não é possível impor seu rumo ou obrigar o outro a dela participar se não quiser. Conversa não é monólogo, não é também debate entre duas pessoas que se acham donos da verdade. Uma boa conversa é imprevisível, cheia de surpresas e descaminhos. Saber conversar inclui não apenas a capacidade de entender o que o outro diz mas de não ter medo de se deixar afetar pelo que o outro diz. Não ter medo de mudar.

Na conversa perdemos um pouco da nossa liberdade mas ganhamos autonomia, pois ouvindo e respeitando temos a chance de mudar e de construir um modo de vida antes impensado. Relação amorosa e conversa. Quanto mais eu penso, melhor eu acho a comparação.

Ana Mariano
Publicado no "Diário de Santa Maria". Leia texto integral
Compartilhe no Google Plus

Sobre João Casmurro

Esta não é uma página pessoal. Todo o material é compilado por uma equipe de colaboradores, coordenada pela editora Ana Carolina Grignolli, jornalista especializada em comportamento.
    Deixe seu comentário
    Comente no Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Deixe aqui seu recado ou depoimento, de forma anônima se preferir. Respeitamos a sua opinião, por isto recusaremos apenas as mensagens ofensivas e eventuais propagandas. Volte sempre!

REGRAS PARA COMENTÁRIOS:

O espaço de comentários do Blog Amor de Almas é essencialmente livre, mas pode ser moderado, tendo em vista critérios de legalidade e civilidade. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. são aceitos comentários anônimos, contanto que não infrinjam as regras acima.

A REDAÇÃO:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;